18/11/2010

COMO FUNCIONA: BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL


Veja como funciona uma bomba elétrica de combustível


O combustível é sugado do tanque através de uma bomba elétrica, que fornece o combustível sob pressão a um tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção. 

A Bomba fornece mais combustível do que o necessário, a fim de manter no sistema de combustível a pressão necessária para todos os regimes de funcionamento do motor. O excedente retorna ao tanque. 

A bomba elétrica de combustível não apresenta nenhum risco de explosão, pois internamente não ocorre nenhuma mistura em condições de combustão. A bomba de combustível é isenta de manutenção. Deve ser testada e substituída quando necessário. 

  • No sistema Motronic a bomba pode ser montada dentro do tanque de combustível (In Tank). 
  • Dependendo do veículo pode também ser montada fora do tanque de combustível (In Line).


A bomba de combustível “in tank” possui um pré-filtro em sua extremidade, que filtra o combustível antes da passagem pela bomba, impedindo que possíveis impurezas contidas no tanque possam comprometer o funcionamento da mesma. O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento do sistema. 

Principais características

  • Pressão: A pressão é necessária para que o bico de injeção funcione corretamente
  • Vazão: É necessária para não ter uma perda de pressão, mesmo em regime mais forçados (aceleração, diferenças climáticas). O excedente do liquido volta ao tanque.

Texto e imagem: Franna
Siga-nos no Twitter Encontre-nos no Facebook