25/01/2011

TAUÁ (CE) GANHARÁ MONTADORA DE MOTOS.

Com um investimento de R$ 15,5 milhões, o município de Tauá, a 337 quilômetros de Fortaleza, ganhará uma montadora de motocicletas, que já deverá produzir as primeiras unidades em janeiro de 2012. Devendo ter as obras iniciadas ainda neste semestre, em uma área total de três hectares, a indústria terá capacidade para fabricar 22 mil unidades por ano (ou 1.830 mensais).

O aporte do empreendimento, que inclui construção, maquinaria e capital de giro, é oriundo de uma holding Brasil-China, capitaneada pela US1 Motos, do empresário Ricardo Melo, com a assessoria da Full Consulting. De acordo com a diretora executiva da Full, Sandra Gomes, as motocicletas a serem produzidas na fábrica terão um valor até 20% inferior ao de mercado, com foco na ascensão econômica das classes B e C, na Capital e Interior.

"Teremos um preço altamente competitivo, permitindo financiamento próprio em até 48 parcelas", informa. Segundo Sandra, as peças para a montagem são provenientes da China, e a fábrica colocará à disposição no mercado uma variedade de oito modelos, com motores de 50 a 400 cilindradas.

A US1 Motos, que já possui mais de 15 revendedoras em Fortaleza, escolheu Tauá como sede do novo projeto, em virtude do recente crescimento do município.

"É uma região promissora no Estado. Há novos prédios por toda a cidade, a construção civil está aquecida, a rede hoteleira está se ampliando e há outras empresas se instalando por lá, como a usina de energia solar MPX, do Eike Batista", explica a diretora executiva, citando, ainda, a receptividade apresentada pelo prefeito de Tauá, Odilon Aguiar à indústria.

A fábrica da US1 Motos deve gerar, inicialmente, 150 empregos diretos. As vagas irão absorver a mão-de-obra da própria cidade, que contará com um curso de capacitação voltado para montadores.

Conforme Sandra, a Full Consulting está buscando, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Tauá, incentivos fiscais para o empreendimento. Segundo conta, a consultoria já encaminhou à Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará) uma proposta e está no aguardo da aceitação.

Victor Ximenes (Diário do Norteste)
Siga-nos no Twitter Encontre-nos no Facebook