14/01/2012

É hora de comprar uma caçamba - Parte I


Texto: Diego Menezes          Fotos: Divulgação

Com tantas opções e pouca informação técnica disponibilizada pelos fabricantes, escolher um veículo para transportar a moto é tarefa das mais complicadas. Há picapes pequenas, médias e grandes com motores Flex ou Diesel. E também existem os furgões e os reboques. Para facilitar o trabalho de quem precisa de um utilitário reunimos neste artigo as medidas de várias picapes nacionais.

Volkswagen Saveiro Cross

O Brasil é um dos poucos países que dispõem de picapes derivadas de carros de passeio. Aqui a moda começou com a 147 Pick-up, da Fiat, mas nos Estados Unidos a Chevrolet produziu a lendária El Camino na plataforma de grandes sedãs. Na Austrália até o Omega tem uma variante com caçamba. Os asiáticos sempre deram preferência às picapes médias produzidas sobre chassis, maiores e mais robustas que as pequenas, mas mais práticas que as gigantescas americanas. Toyota Hilux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 são de uma categoria inaugurada pelos japoneses.

Nissan Frontier

As vezes um complemento ao lazer ou necessária à prática de esportes, a moto é a companheira que não pode faltar em alguns passeios, como na ida à praia ou ao sítio com aquela trilha radical. Para quem não tem filhos existem as picapes com cabine simples, que transportam duas pessoas e têm caçamba mais comprida. Aos pais de família restam as com cabine dupla.

Algumas fábricas pouco se importam com os motociclistas, já que nem sempre divulgam comprimento e largura das caçambas de seus modelos. Para elas, volume em litros e capacidade de carga em quilograma são dados mais relevantes, tanto que são usados como ferramentas de marketing. Mas muitas vezes as dimensões da caçamba são mais importantes do que as suspensões podem suportar em peso.

Comprimento em azul, largura em rosa e diagonal em amarelo

Após o árduo trabalho de conseguir as medidas das caçambas das principais picapes nacionais tivemos que usar o Teorema de Pitágoras para chegar à medida aproximada da diagonal do compartimento de carga, já que nesta posição que se transportar motos menores e mais estreitas. Vale lembrar que é uma medida aproximada.

CS: Cabine simples           CE: Cabine estendida           CD: Cabine dupla           TD: Turbodiesel

---------- Chevrolet ----------

Montana

Há algumas décadas atrás Chevrolet e Ford disputavam a liderança da categoria de picapes grandes. C-10 e F-100 ― posteriormente D-20 e F-1000 ― brigavam pelos raros compradores de picapes. Mas hoje a situação está bem diferente. O mercado de picapes cresceu muito.

Nos próximos meses chegará a nova geração da S10 para modernizar completamente a linha de picapes da Chevrolet, que é composta ainda pela Montana, para tentar recuperar a liderança da GM. A marca tem tradição no segmento de picapes e produz veículos de carga desde quando chegou ao país, há mais de 80 anos.

S10

Montana
S10 CS
S10 CD
Comprimento
4,51 m
4,88 m
5,26 m
Largura
1,91 m
2,04 m
2,04 m
Motorização
1.4 Flex
2.4 Flex 
2.8 TD
2.4 Flex
2.8 TD
Câmbio e tração
Manual de 5,
tração dianteira
Manual de 5,
4x2 ou 4x4
Manual de 5,
4x2 ou 4x4
Preços a partir de
R$ 32.546
Flex: R$ 51.061
TD: R$ 68.622
Flex: R$ 61.544
TD: R$ 91.470
Caçamba
Comprimento
1,68 m
1,84 m
1,47 m
Largura
1,34 m
1,43 m
1,43 m
Altura
0,58 m
0,43
0,43
Diagonal
~2,14 m
~2,33 m
~2,05 m
Tampa removível
Não
Não
Não
Protetor
Sim
Não
Não

Nova S10


---------- Ford ----------

Ranger

Atualmente a marca americana tem a linha mais defasada do país, já que todos modelos em produção são projetos dos anos 90. A Courier tem a maior caçamba da categoria, mas é derivada da antepenúltima geração do Fiesta, logo a mais rejeitada da história. A Ranger tem aspecto bruto, mas diante das concorrentes japonesas tem pouco apelo visual. A única que impõe respeito é a F-250, que apesar da idade recebeu uma nova frente que reforçou a moral da maior picape nacional. A situação vai mudar com a chegada da nova Ranger, a ser produzida na Argentina.

Courier

Courier
Ranger CS
Ranger CD
Comprimento
4,45 m
4,84 m
5,20 m
Largura
nd
2,07 m
2,07 m
Motorização
1.6 Flex
2.3 Gasolina
2.3 Gasolina
3.0 TD
Câmbio e tração
Manual de 5,
tração dianteira
Manual de 5,
4x2
Manual de 5,
4x2 ou 4x4
Preços a partir de
R$ 32.780
R$ 57.790
Flex: R$ 65.740
TD: R$ 81.530
Caçamba
Comprimento
1,81 m
1,82 m
1,46 m
Largura
1,44 m
1,37 m
1,37 m
Altura
0,46 m
0,41 m
0,41 m
Diagonal
~2,31 m
~2,27 m
~2,00 m
Tampa removível
nd
11
11
Protetor
Sim
Sim
Sim

F-250

F-250 CS
F-250 CD
Comprimento
5,34 m
6,24 m
Largura
2,37 m
2,37 m
Motor
3.9 TD
3.9 TD
Câmbio e tração
Manual de 5,
4x2 ou 4x4
Manual de 5,
4x4
Preços a partir de
R$ 111.140
R$ 138.330
Caçamba
Comprimento
2,50 m
2,04 m
Largura
1,61 m
1,61 m
Altura
0,50 m
0,50 m
Diagonal
~2,97 m
~2,59 m
Tampa removível
Sim
Sim
Protetor
Sim
Sim

Nova Ranger


---------- Fiat ----------


A empresa que inventou as pequenas picapes no Brasil é líder. E tal liderança é merecida, pois a Fiat é muito criativa: foi a primeira a fazer uma versão com cabine estendida (vermelha) e dupla (prata). Derivada do Palio, a Strada tem inúmeras versões, que vão desde a básica Fire à caríssima Adventure, que pode passar dos R$ 55 mil. É provável que ainda neste ano seja apresentada a nova geração.

Strada CS
Strada CE
Strada CD
Comprimento
4,40 m
4,40 m
4,40 m
Largura
1,66 m
1,66 m
1,66 m
Motorização
1.4 Flex
1.4 Flex 
1.8 Flex
1.4 Flex
1.8 Flex
Câmbio e tração
Manual de 5,
tração dianteira
Manual de 5,
tração dianteira
Manual ou
Automático de 
5, t. dianteira
Preços a partir de
R$ 31.990
R$ 35.190
R$ 40.560
Caçamba
Comprimento
1,77 m
1,47 m
1,19 m
Largura
1,35 m
1,35 m
1,35 m
Altura
0,52 m
0,52 m
0,52 m
Diagonal
~2,22 m
~1,99 m
~1,79 m
Tampa removível
Sim
Sim
Sim
Proteção
Sim
Sim
Sim


---------- Mahindra ----------


Quem não liga para beleza e prestígio encontra na Mahindra uma picape interessante. Completa de fábrica, com ar-condicionado e bolsas infláveis, a Cabine Dupla tem motor Diesel e tração 4x4.

Cabine Dupla
Comprimento
5,09 m
Largura
nd
Motor
2.6 TD
Câmbio e tração
Manual de 5,
4x4
Preços a partir de
11
Caçamba
Comprimento
1,48 m
Largura
1,52 m
Altura
0,55 m
Diagonal
~2,12 m
Tampa removível
nd
Proteção
Não


---------- Mitsubishi ----------

L200 Savana (mesmas medidas da Outdoor)

O mercado de picapes de luxo ganhou força nos últimos anos, tanto que hoje algumas ultrapassam os R$ 140 mil. A Mitsubishi está nesse mercado com a Triton, que tem câmbio automático e central multimídia, mas manteve a boa e velha L200 nas versões Savana e Outdoor. Todas são fabricadas no Goiás.

L200 Outdoor
L200 Triton
L200 Triton XB
Comprimento
5,00 m
5,11 m
5,29 m
Largura
1,81 m
1,80 m
1,75 m
Motorização
2.5 TD
3.5 Flex
3.2 TD
3.2 TD
Câmbio e tração
Manual de 5,
tração dianteira
Manual de 5 ou
Automático de
4, 4x4
Manual de 5,
4x4
Preços a partir de
R$ 85.890
Flex: 104.690
TD: 117.990
R$ 101.990
Caçamba
Comprimento
1,50 m
1,32 m
1,50 m
Largura
1,47 m
1,47 m
1,47 m
Altura
0,43 m
0,40 m
0,46 m
Diagonal
~2,10 m
~1,97 m
~2,10 m
Tampa removível
Não
Não
Não
Protetor
Não
Não
Não

L200 Triton

---------- Nissan ----------


A grande parceira da Renault fabrica nas instalações da empresa francesa uma das mais belas picapes nacionais, a Frontier. Parte do trio de luxo (ela, a Triton e a Hilux), oferece câmbio automático de cinco marchas e motor TD de 174 cv, o mais potente da categoria.

Frontier CD
Comprimento
5,23 m
Largura
1,85 m
Motor
2.5 TD 144 cv
2.5 TD 172 cv
Câmbio e tração
Manual de 6 ou
Automático de 5,
4x2 ou 4x4
Preços a partir de
R$ 85.990
Caçamba
Comprimento
1,51 m
Largura
1,49 m
Altura
0,45 m
Diagonal
~2,12 m
Tampa removível
Não
Proteção
Não


---------- Peugeot ----------


A Peugeot desenvolveu para o Brasil a Hoggar, derivada do 206, e faz uma das poucas picapes com suspensão traseira independente, tradição francesa. Desempenho e comportamento são bons, mas faróis e lanternas são desproporcionais.

Hoggar CS
Comprimento
4,52 m
Largura
1,66 m
Motor
1.4 Flex
1.6 16V Flex
Câmbio
Manual de 5,
tração dianteira
Preços a partir de
R$ 31.400
Caçamba
Comprimento
1,66 m
Largura
1,33 m
Altura
0,52 m
Diagonal
~2,12 m
Tampa removível
Sim
Proteção
Sim


---------- Toyota ----------


De R$ 86 mil a R$ 141 mil: essa é a faixa de preço da Hilux, a picape média mais vendida. Reconhecida mundialmente pela robustez, a última geração passou a oferecer também muito conforto e beleza. A versão cabine simples tem a caçamba mais comprida entre as médias e perde apenas para a F-250 CS. Sem dúvida, é uma das melhores opções.

Hilux CSHilux CD
Comprimento
5,26 m
5,26 m
Largura
1,83 m
1,83 m
Motor
2.5 TD
3.0 TD
2.7 Flex
2.5 TD
3.0 TD
Câmbio e tração
Manual de 5 ou
Automático de 4,
4x2 ou 4x4
Manual de 5 ou
Automático de 4,
4x2 ou 4x4
Preços a partir de
R$ 85.690
R$ 93.260
Caçamba
Comprimento
2,31 m
1,52 m
Largura
1,52 m
1,51 m
Altura
0,45 m
0,45 m
Diagonal
~2,76 m
~2,14 m
Tampa removível
Não
Não
Protetor
Não
Não



---------- Volkswagen ----------


A picape mais querida pelos jovens ganhou uma "irmã mais velha", a Amarok, e a agora a Volkswagen pode concorrer com Chevrolet, Ford e Toyota em igualdade. A receita do Gol usada na Saveiro dispensa explicações, mas o TD 2.0 de 163 cv exige. Usado nas versões europeias de Golf e Jetta, esse motor ganhou duas turbinas para render a mesma potência das concorrentes 3.0 e ser bem mais econômico.

Saveiro CSSaveiro CE
Comprimento
4,49 m
4,49 m
Largura
1,70 m
1,70 m
Motor
1.6 Flex
1.6 Flex
Câmbio e tração
Manual de 5,
tração dianteira
Manual de 5,
tração dianteira
Preços a partir de
R$ 33.665
R$ 36.885
Caçamba
Comprimento
1,65 m
1,33 m
Largura
1,23 m
1,23 m
Altura
0,52 m
0,52 m
Diagonal
~2,05 m
~1,81 m
Tampa removível
Não
Não
Protetor
Sim
Sim



Amarok CSAmarok CD
Comprimento
nd
5,25 m
Largura
1,95 m
1,95 m
Motor
2.0 TD
2.0 TD
Câmbio e tração
Manual de 6,
4x2 ou 4x4
Manual de 6,
4x2 ou 4x4
Preços a partir de
nd
R$ 91.490
Caçamba
Comprimento
2,20 m
1,55 m
Largura
1,62 m
1,62 m
Altura
0,53 m
0,53 m
Diagonal
~2,73 m
~2,24 m
Tampa removível
Não
Não
Protetor
Não
Não


Continuação - Parte II


 - R E P R O D U Ç Ã O   P R O I B I D A -
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